quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ética na internet





A internet é um espaço livre onde todos podem ter acesso, mas quando usada de forma errada sem ética, pode trazer conseqüências irreparáveis. A internet foi criada nos anos sessenta para suprir a necessidade do Departamento de Defesa dos Estados Unidos no auge da Guerra Fria. Hoje é sinônimo de veiculo indispensável a todos nós , principalmente a empresas e instituições. Com a globalização, é de grande importância e unifica as diferencias culturais.

Mas, como todo veículo de comunicação,tem seus pontos positivos e negativos em seu uso principalmente por ser um veículo instantâneo. É preciso, pois, que tenhamos bom senso para que não soframos com a falta de ética de alguns que navegam na rede e não têm escrúpulo. Pessoas sem moral que cometem crimes no espaço cibernético.

Posso citar vários que me vem à cabeça nesse momento como bancário, financeiro, plágio - quando se copia texto de alguém na internet sem citar o site como referencia ou o blog e principalmente o autor - sem falar no uso de imagens. Quando enviado por e-mail sem referência é ético que se cite que o autor é desconhecido para que não se pense que é de sua autoria.

Além desses crimes todos, como se não bastasse tem uns cretinos que se dizem doentes que praticam pedofelia na rede, onde os alvos são adolescentes e criancinhas indefesas. Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade seja de modo absoluto. `Afinal , o que é ética já que tem tantas definições? Mas ética é algo que todos precisam ter. Alguns dizem que têm. Poucos levam a sério.Mas temos que nos conscientizar de que ela é essencial para nossa sobrevivência social.