sexta-feira, 20 de novembro de 2009





Entrevista no Conversa Afiada.
Apresentação Sueli Lopo
Convidado: Eúde Trindade
Produção: Lucymar Soares
Edição de Audio: Luciano

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Segurança nos ônibus



Sueli Lopo vai às ruas para saber dos rodoviários se eles se sentem seguros, mesmo com a presença das câmeras de segurabça nos ônibus.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ética na internet





A internet é um espaço livre onde todos podem ter acesso, mas quando usada de forma errada sem ética, pode trazer conseqüências irreparáveis. A internet foi criada nos anos sessenta para suprir a necessidade do Departamento de Defesa dos Estados Unidos no auge da Guerra Fria. Hoje é sinônimo de veiculo indispensável a todos nós , principalmente a empresas e instituições. Com a globalização, é de grande importância e unifica as diferencias culturais.

Mas, como todo veículo de comunicação,tem seus pontos positivos e negativos em seu uso principalmente por ser um veículo instantâneo. É preciso, pois, que tenhamos bom senso para que não soframos com a falta de ética de alguns que navegam na rede e não têm escrúpulo. Pessoas sem moral que cometem crimes no espaço cibernético.

Posso citar vários que me vem à cabeça nesse momento como bancário, financeiro, plágio - quando se copia texto de alguém na internet sem citar o site como referencia ou o blog e principalmente o autor - sem falar no uso de imagens. Quando enviado por e-mail sem referência é ético que se cite que o autor é desconhecido para que não se pense que é de sua autoria.

Além desses crimes todos, como se não bastasse tem uns cretinos que se dizem doentes que praticam pedofelia na rede, onde os alvos são adolescentes e criancinhas indefesas. Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade seja de modo absoluto. `Afinal , o que é ética já que tem tantas definições? Mas ética é algo que todos precisam ter. Alguns dizem que têm. Poucos levam a sério.Mas temos que nos conscientizar de que ela é essencial para nossa sobrevivência social.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

UM ALERTA AOS PEQUENOS INTERNAUTAS.

Um HALERTA AOS HENTERNALTA NA FACHETARIA DE NOVE A DOZE ANOS Q

Meninas e meninos naveguem nessa ideia, mas muito cuidado e atenção! Você que começa agora a descobrir outras formas de fazer amiguinhos, como por exemplo, no computador. Quem não gosta de navegar na internet? É muito legal!  
Principalmente nas salas de bate-papo.Mas prestem bastante atenção. Quando sentir que aquela conversa com seu coleguinha está ficando estranha, do tipo que te deixe meio envergonhada, termine a conversa e saia rapidamemte.

Alguns Cuidados



É preciso alguns cuidados, a rede de um espaço é muito amplo e pode ser perigoso. Se tiver alguma dúvida chame imediatmente o papai ou a mamãe, eles sabem o que fazer. Pois, existem pessoas que se aproveitam do msn, por não dar pra saber quem está do outro lado, e existem pessoas mal intensionadas, que se aproveitam que vocês crianças estão sós, e tentam se aproveitar da falta de experiência de vocês, pra tentar fazer coisas que não são legais, nem pra adulto nen tão pouco pra criança.

Cuidado!!!!!

Um HALERTA AOS HENTERNALTA NA FACHETARIA DE NOVE A DOZE ANOS Q

Esses tipos de pessoas são doentes e perigosas, são conhecidas como pedófilos, que abusam de crianças. Esse é um dos perigos da sala de batepapo. criançada: se alguém começar a perguntr se você está só em casa, onde você mora, onde você estuda ou se vai à escola sozinha, nunca reponda! por trás da foto de uma criança, pode ter um adulto mal intencionado. 
Um HALERTA AOS HENTERNALTA NA FACHETARIA DE NOVE A DOZE ANOS Q

Seus pais - seus amigos!



Quem garante que a foto é da pessoa que está falando com você? Pode ser qualquer um e pode ser perigoso. Então se tiver alguma disconfiança, chame papai ou mamãe para te ajudar e, se eles não estiverem em casa, provalvelmente vai ter algum aduto com você. Chame que ele também pode te ajudar. Se estiver só, desligue o computador até que chegue um adulto que possa te orientar, se você fizer isso certinho pode navegar na net a vontade, e com segurança.

sábado, 22 de agosto de 2009

Jornalismo também é aprendizado! Ensinando a terceira idade a entrar na era da informação.



A terceira idade também está com os “pés” na era da informação. Nós estudantes de jornalismo estamos contribuindo com a inserção destas pessoas, contribuído para o conhecimento e evolução junto às máquinas que hoje se tornam forte injetor social.

Devido a estudos e pesquisas aplicadas pelo Datafolha, que entrevistou mais de 300 idosos acima de 60 anos, revela que a maioria deles tem um computador em casa e que esses aprendem a manipular a máquina com os adolescentes. Quando há a possibilidade de está junto a um neto ou até mesmo de um sobrinho e filhos essa possibilidade fica ainda mais acessível.

As condições facilitadoras e as dificultadoras das pessoas com idade maior a 60 anos são inúmeras. Por este motivo damos algumas dicas a seguir:


Login
É um codinome ou até mesmo o próprio nome utilizado no registro da abertura da conta de e-mail para identificação personalizada da conta. Quando este é pedido para qualquer outro tipo de acesso, é necessário criá-lo novamente. Alguns sites de páginas exclusivas de dados do cliente também se fazem necessário criar o login. Principalmente nos sites de buscas de empregos, relacionamentos, acessos a bancos, instituições estudantis e outros com fins particulares.
O login nada mais é do que uma chave de acesso para navegação na internet em contas particulares.


E-mail
Diferente do chat, o e-mail é um meio de comunicação online, porém de forma que pode ser lido imediatamente quando enviado ou depois de dias. O e-mail é uma caixa de armazenamento de mensagem, que pode enviar e reber arquivos para efetuação de downloads.
Este meio de comunicação é bastante utilizado por todas as pessoas de todas as idades e mais utilizados por empresas, para uma comunicação mais rápida e eficaz.
Em suma o e-mail é o método que permite enviar e receber mensagem de várias pessoas de forma rápida. Alguns provedores dispõem uma alta capacidade de armazenamento, permitindo os usuários fazê-los como arquivo online de documentos e/ou materiais importantes. Livrando os usuários de pendrives e outros meios de armazenamentos de arquivos, bem como: CD’s e disquetes. Objetos, hoje, já quase obsoletos do mundo digital.
Todo usuário para ter um caixa de correio eletrônico (e-mail), é necessário se criar um login (usuário)
Modelo de caixa de e-mail:


Download
Todo e qualquer arquivo retirado (copiado) da internet, seja ele: foto ou programa, estamos efetuando um download. Existem processos como esse que são muito grande e outros que são muito pequenos. Sempre que os downloads são grandes, aparece uma barra ou uma janela mostrando o percentual do programa baixado.

Barra:


Janela:


Existem downloads que demoram mais de 12h a serem efetuados. Os mais efetuados na “net” são os de: músicas, filmes, jogos, fotos e programas diversos.
Ainda existem programas que fazem com que os arquivos maiores sejam baixados com mais rapidez.
Existe um sério problema em fazer download, os vírus e hackers. Toda vez que for efetuar um processo de baixar algum tipo de arquivo, o usuário tem que estar seguro que seu computador tenha um anti-virus confiável.
Anti-virus é um programa de computador onde coloca o seu computado seguro de qualquer tipo de invasores.

Chat
O chat é um sistema de conversação online (conversa em tempo real), que beneficia a interação de pessoas de qualquer lugar do mundo em tempo real. Este recurso é muito utilizado como forma de passa-tempo, descontração e entretenimento.

Modelo de chat:

Existem duas formas de utilização desse serviço. Bate-papo em um webchat (programas que dispõe o serviço) ou em bate-papo (provedor que dispõe o serviço).


Arroba
O símbolo mais conhecido na era da informação é o @ (arroba). Mas o que é esse tal de @, que está em todos os endereços eletronicos (e-mail – endereço eletrônico)?
Vamos começar pelo início. Este simbolo está localizado no teclado alfanúmerico do seu computador na parte superior da tecla onde se encontra o númeral 2 (dois). O símbolo como vocês já conhecem, é a letra “a” manuescrita, acompanhado de uma quase circonferêcia. Vejam: @
É comum o arroba ser utilizados por jovens e internautas de todas as idades em chats e salas de bate papo como a letra “a”, porém, a utilidade deste é bem maior que de uma vogal. Exemplo: @mor, g@t@, @gata, @na, @lberto, @ngel e tantos outros que possa ser criados.
Na linguagem utilizada para criar programas de computadores, que são, bastante variadas o símbolo que já se tornou ícone de e-mails e até mesmo de terminais de acesso a internet, tem como principal razão de existir a separção entre o nome de usuário e domínio, na criação dos e-mails.
O nome de usuário, é o nome escolhido pela pessoa (internauta) que está criando o e-mail, e o dominio é o nome do site (página escolhida) que o internauta escolheu para ser seu provedor (fornecedor) de e-mail.
Todo e-mail tem um formato universal. Que é caracterizado da seguinte forma: usuario@dominio.com.br ou .org.br ou .net ou .fr. Estas siglas finais são de acordo com a competência dos orgãos e/ou fornecedores de espaços para hospedagens de e-mails.


Banner
O banner é o formato publicitário mais comum urilizado na internet. Usados em sites com espaços propagandistico. Embora saibamos que a internet é uma não mídia, todos os sites estão preparados para hospedar estas publicidades.
Estes banners são utilizados nos sites, a fim de, propiciar o maior número de visitantes através de seus lincks.
Linck, é uma ligação que permite o usuário a qualquer momento clicar com o mouse em cima de uma publicidade ou palavra em destaque e se direcionar a página de origem ou a página que informe sobre aquele requisito.
Os banners podem ser em formatos diferenciados. Cito: JPG e GIF (programas para elaboração de banners estáticos ou fotográficos) ou em programas de animação em Java, Shockwave ou Flash.
Esta publicidade é mostrada toda vez que uma página que os contenha seja aberta.

Modelo de banner:

Amando, vivendo e aprendendo.

A internet é um local onde se reúne pessoas de todas as clãs em busca de afinidades e de um possível relacionamento. É com este intuito que damos a dica a seguir.
Os idosos por terem uma vida debilitada ou até mesmo por cuidados determinados por eles, as ruas passam a ser um local de acesso somente para resolução de problemas pessoais e de passeios curtos. As paqueras e o conhecimento de novas pessoas se tornam quase impossível. Por este motivo decidimos ajudar a essas lindas figuras a se relacionar de um jeito bem moderno.

É simples e fácil. É só seguir os passos abaixo:

Como na figura acima click no botão começar. Agora é só esperar a página a seguir e preencher todos os dados cuidadosamente.



Todos os dados tem que ser devidamente preenchido, se não você não passará para a próxima etapa. Click em continuar e vamos preencher os dados restantes.


Observe que na imagem acima, do lado direito tem um marcador de percentual da quantidade de preenchimento do perfil. Após você clicar em salvar e continuar, você pode perceber que já existe quase 15% do seu perfil preenchido. Vamos lá, ainda falta um pouco para você ser o mais novo internauta a estar em um site de relacionamento.


Preencha cuidadosamente todos os seus dados, principalmente os que dizem respeito a quem você é, o que você busca e os dados que correspondem a o que você quer de fato.
Os perfis que tem preenchimento completo, são os mais vistos e os mais procurados. Claro que não é legal preencher alguns capos, a internet facilita mais também complica! Cuidado ao colocar renda, endereço e outras coisas que possam facilitar o fácil acesso das outras pessoas a sua vida particular.


Após preenchido todos os dados agora é hora de aguardar a aprovação. Click no botão enviar para a aprovação e aguarde o seu prfil ser aprovado.



Olha que legal!!! o Seu perfil foi enviado com sucesso e agora é a hora de você se mostrar com uma fotografia maravilhosa. Aquela que você guardou para uma ocasião impar. Vamos lá?


Agora click no botão procurar, após clicar aparecerá uma janela na pasta "meus documentos" do seu computador. Procure a pasta que você guarda as suas fotos, selecione a foto e click no botão abrir. Tudo isso, você fará na janela que abriu quando você clicou no botão procurar. Fazendo isso, click no botão enviar para aprovação, como mostra a figura acima.


Pronto, após ter feito todo esse esforço que com certeza e essas dicas foi super fácil, é só aguardar o perfil ser aprovado e se divertir a beça. E olha, gatinhos(as) é o que não faltam!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Afinal, o que é computador - Entendendo sua evolução


Hoje em dia os computadores fazem parte de nossas vidas como nunca antes. Estão por toda parte. Nas escolas, em casa, no trabalho e nas famosas lan houses. A partir de agora iremos contar um pouco sobre a história dos computadores e mostrar a importância deles para o nosso dia-a-dia.

Denomina-se computador uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
Antigamente (ver foto acima) os primeiros computadores tomavam a sala inteira. Os computadores dos anos 50 pesavam cerca de 150 kg. Mas foi em 1951 foi o primeiro computador a processar informações em tempo real.

Outras Gerações


  • Primeira Geração - computadores baseados em tecnologia de VÁLVULA

Datam de 1951 a 1959; Utilizavam cerca de 20000 válvulas; Quebravam após algum tempo de uso contínuo; Utilizavam linguagem de máquina; Não eram muito confiáveis pois como queimavam com freqüência, não se podia confiar nos resultados finais; Consumiam muita energia; Eram ENORMES; Exemplos: MARK I, ENIAC, EDVAC I,UNIVAC I, IBM 650

  • Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por transístores, o que diminiu em muito tamanho do hardware. A tecnologia de circuitos impressos também foi criada, assim evitando que os fios e cabos elétricos ficassem espalhados por todo lugar. É possível dividir os computadores desta geração em duas grandes categorias: supercomputadores e mini-computadores.Exemplos de computador da segunda geração é o da IBM que chegou a comercializar cerca de 650 de médio porte.

  • A terceira geração trouxe mais novidades Estes podem armazenar milhões de números. Nesta época surgem conceitos como memória virtual, multiprogramação e sistemas operacionais complexos. Exemplos desta época são o IBM 360 e o BURROUGHS B-3500. Em 1960 existiam cerca de 5.000 computadores nos EUA. É desta época o termo software. Em 1964, a CSC, Computer Sciences Corporation, criada em 1959 com um capital de 100 dólares, tornou-se a primeira companhia de software com ações negociadas em bolsa. O primeiro minicomputador comercial surgiu em 1965. O teclado com 83 teclas, 10 das quais correspondentes a funções pré programadas, dispunha de caracteres acentuados (português). Possuía ainda saída para impressora.

  • A quarta geração tem como principal característica o surgimento do processamento distribuído, o disco ótico e a grande difusão do microcomputador, que passou a ser utilizado para processamento de texto, cálculos auxiliados. Utilizava ainda monitores CGA em alguns raros modelos estes monitores eram coloridos mas a grande maioria era verde, laranja ou cinza. Em 1989, houve uma melhora sensível na velocidade devido o advento da memória de 72 pinos, muito mais rápida que sua antepassada de 30 pinos e das placas duas vezes mais velozes que as outras placas.

Novas Tecnologias


O Iphone, o maior destaque no mundo em 2008, oferece vários recursos tecnológicos, e diversos fabricantes implementaram melhorias na tecnologia. Elas vão desde mesas sensíveis ao toque até a percepção de movimentos realizados à distância pelos usuários. Em 2009, esta tecnologia deve mudar a forma de comunicação com os computadores, fazendo com que a experiência computacional seja mais fácil e dinâmica.

O que dizer então dos "computadores" de bolso? podemos citar primeiramente os celulares, que cada vez mais executam funções existentes nos computadores, possuindo sistemas operacionais completos. Além deles, Palmtops ou Iphones, pendrives, mp3-9, câmeras fotográficas, tvs portáteis.

Na verdade, a principal tendência do futuro, que já está ocorrendo agora, é a união de muitas funcionalidades em um mesmo aparelho.

Entrevista com Janio Lopo Editor de Política Tribuna da Bahia


Hoje em dia, os computadores já fazem parte de nossas vidas de uma forma nunca vista anteriormente. Seja em casa, na escola, na faculdade, na empresa, ou em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós. Em entrevista exclusiva Jânio Lopo, editor de política da Tribuna da Bahia comenta como foi o seu primeiro contato com o computador .
.
Sueli Lopo – Como foi seu primeiro contato com o computador?

Jânio Lopo - “Foi há cerca de dez anos, quando o jornal ao qual trabalho (Tribuna da Bahia) consolidou seu processo tecnológico, com a implantação de um moderno sistema de computação em rede”. No início, achava impossível a adaptação àqueles novos tempos. Tanto assim que, entre os editores da época fui o último a abandonar a velha companheira Olivetti. Foi uma decisão meio traumática, porque não partiu de mim, mas da direção do próprio jornal que simplesmente deu fim na minha máquina de escrever e em seu lugar, cedeu-se (a contragosto meu) o tão temido computador.

Entrevista PARTE FINAL

SL - O que mudou na sua vida após esse contato?

JL - Primeiro, acreditava que não seria capaz de manuseá-lo. Entendia que dificilmente decoraria os seus comandos e como utilizá-lo para um trabalho mais profundo e detalhado de pesquisa. Mas nada como a necessidade. Hoje não consigo me ver distante de um computador. ”Jamais voltaria ao tempo da máquina de escrever, hoje uma peça de museu".

SL – Consegue hoje viver sem essa tecnologia?

JL – Obviamente que não. Nem eu nem nenhum profissional que precisa estar antenado com o globo. Para o jornalista em partícula a internet é um instrumento imprescindível. É na rede que vamos colher o nosso peixe de cada dia.