quarta-feira, 14 de abril de 2010

Buzinaço em Cajazeiras

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Uma vez nada mais e Os Donos da Terra vencem Prêmio Braskem de Teatro




por EÚDE TRINDADE

Era de se esperar que o Prêmio Braskem de melhor atriz saísse para Aicha Marques e Melhor espetáculo adulto para Uma vez nada mais. Uma teia de ações que se desenvolve em torno de delicadas histórias de amor. De um lado, um amor não correspondido. Transitando entre a fantasia romântica e a palpitante realidade dos seres apaixonados. Em tempos de comunicação de altíssima velocidade você conseguir se expressar sem uma única palavra e trazer a técnica do cinema mudo e permeado por programas de rádio das primeiras décadas do século passado, é um convite para um passeio por uma época de romantismo e sonho. Foi essa a temática abordada pelo espetáculo que trouxeram outros vencedores. Na categoria melhor texto, a peça Joana D´arc venceu. Confira:

Melhor espetáculo adulto: Uma vez nada mais

Indicados: Uma vez nada mais; Shirê Obá; Joana D’arc; Caso Sério; A última sessão de teatro.

Melhor espetáculo infanto-juvenil: Donos da Terra

Indicados: Os Donos da Terra; Pluft, o Fantasminha; Alice no sertão das Maravilhas; Quem conta, faz-de-conta; Larissa e seus amigos mágicos.

Melhor diretor: João Gonzaga, por Donos da Terra

Indicados: João Gonzaga (Donos da Terra); Luiz Marfuz (A última sessão de teatro); Hebe Alves (Uma vez nada mais); Roberto de Abreu (Gennesius – Histriônica Epopéia de um martírio em flor); Elisa Mendes (Joana D’arc).

Melhor ator: Harildo Deda, por A última sessão de teatro

Indicados: Harildo Deda (A última sessão de teatro); Dado Ferreira (Quando as máquinas param); Celso Jr. (Caso sério); George Mascarenhas (Alegria de Viver); Sérgio Teles (Pluft o Fantasminha)

Melhor atriz: Aicha Marques

Indicados: Aicha Marques (Uma vez nada mais); Maria Menezes (Uma vez nada mais); Jussilene Santana (Joana D’arc); Andréa Elia (Caso sério); Cristiane Mendonça (Escândalo, a comédia da mulher só)

Melhor texto: Cleise Mendes, por Joana D’arc

Indicados: Cleise Mendes (Joana D’arc); Cláudio Simões e Margareth Boury (Caso sério); Dinah Pereira (Na outra margem); Luiz Marfuz (A última sessão de teatro); Deborah Morreira (Alegria de viver).

Revelação: Susan Kalik, por Pluft, o Fantasminha

Indicados: Juliana Bebé (atriz, por Amanheceu); Susan Kalik (Direção Pluft, o Fantasminha); Caio Muniz (ator, por Pluft, o Fantasminha); Fernanda Júlia (Direção de Shirê Obá); Grupo Alvenaria de Teatro (criação de Bakxai)

Categoria especial: Jarbas Bittencourt, pela direção musical de Shirê Obá

Indicados: Pedro Dultra (Iluminação de Cantata para piano e pedras opus 68); Zuarte Jr. (Cenário de Doralinas e Marias); Brian Knave (trilha sonora de Uma Vez, nada mais); Gabriel Franco, Roberto de Abreu, Tomaz Mota e Yann Shettini (Direção Musical de Gennesius – Histriônica Epopéia de um Martírio em Flor); Jarbas Bittencourt (Direção Musical de Shirê Obá)