segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cajazeiras – “Meninas dos olhos de políticos”

Os complexos habitacionais Cajazeira, com cerca de 600 mil moradores, apesar de alguns problemas crônicos, como falta de segurança, redes de hospital e de ensino adequadas e um sistema de transporte ainda considerado precário por parte da população, foi “eleito” no último pleito como a menina dos olhos dos candidatos proporcionais (vereadores) como majoritários (prefeito e vice).


Muito provavelmente ali se concentrou boa parte dos políticos que assumirão seus mandatos em janeiro de 2009, embora, por seu gigantesco eleitorado (mais de 400 mil) não se pode especificar quais novos vereadores saíram de lá já com a eleição garantida.

No mapa eleitoral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) esses números ainda estão dispersos.


Entretanto, há como assegurar que o prefeito reeleito João Henrique derrotou seu adversário Walter Pinheiro no segundo turno naquela ampla comunidade. Isso porque, baseado no mapa do TRE, João venceu nas 20 zonas eleitorais de Salvador.


O grande embate entre os prefeituráveis do PMDB e do PT se deu, na segunda rodada eleitoral, voltado mais especificamente em direção a dois pontos da cidade: Cajazeiras e o Subúrbio Ferroviário.


São áreas densamente populacionais e que, apesar de sua importância estratégica para capital, carecem – e muito – dos serviços públicos de, pelo menos, razoável qualidade.


Daí a preocupação de João Henrique de expor, durante a propaganda eleitoral, a preocupação de mostrar obras ali realizadas, sobretudo os chamados banhos de luz e de asfalto, reformar e inaugurar praças e a discussão direta com os moradores sobre as suas necessidades mais urgentes.


Walter Pinheiro, por sua vez, criticou as ações da prefeitura em Cajazeiras afirmando que os serviços ali realizados eram insuficientes em função da alta concentração população na área. Pinheiro prometeu a construção de novos hospitais e postos de saúde, inclusive maternidade, mostrando as vantagens de se votar num candidato que tinha ligações mais diretas com o governador Jaques Wagner e o presidente Inácio Lula da Silva.


Politicamente, como não poderia deixar às eleições, Cajazeiras e todo o seu entorno são, digamos, um apetitoso prato para candidatos – em todos os níveis.


Mas a realidade mostra que, passadas às eleições, a localidade permanece sem dispor dos instrumentos básicos que venham a contribuir para uma melhor qualidade de vida dos seus moradores.


Sueli Lopo

Foto: aqueimaroupa.com.br

0 Comments: