sábado, 22 de agosto de 2009

Jornalismo também é aprendizado! Ensinando a terceira idade a entrar na era da informação.



A terceira idade também está com os “pés” na era da informação. Nós estudantes de jornalismo estamos contribuindo com a inserção destas pessoas, contribuído para o conhecimento e evolução junto às máquinas que hoje se tornam forte injetor social.

Devido a estudos e pesquisas aplicadas pelo Datafolha, que entrevistou mais de 300 idosos acima de 60 anos, revela que a maioria deles tem um computador em casa e que esses aprendem a manipular a máquina com os adolescentes. Quando há a possibilidade de está junto a um neto ou até mesmo de um sobrinho e filhos essa possibilidade fica ainda mais acessível.

As condições facilitadoras e as dificultadoras das pessoas com idade maior a 60 anos são inúmeras. Por este motivo damos algumas dicas a seguir:


Login
É um codinome ou até mesmo o próprio nome utilizado no registro da abertura da conta de e-mail para identificação personalizada da conta. Quando este é pedido para qualquer outro tipo de acesso, é necessário criá-lo novamente. Alguns sites de páginas exclusivas de dados do cliente também se fazem necessário criar o login. Principalmente nos sites de buscas de empregos, relacionamentos, acessos a bancos, instituições estudantis e outros com fins particulares.
O login nada mais é do que uma chave de acesso para navegação na internet em contas particulares.


E-mail
Diferente do chat, o e-mail é um meio de comunicação online, porém de forma que pode ser lido imediatamente quando enviado ou depois de dias. O e-mail é uma caixa de armazenamento de mensagem, que pode enviar e reber arquivos para efetuação de downloads.
Este meio de comunicação é bastante utilizado por todas as pessoas de todas as idades e mais utilizados por empresas, para uma comunicação mais rápida e eficaz.
Em suma o e-mail é o método que permite enviar e receber mensagem de várias pessoas de forma rápida. Alguns provedores dispõem uma alta capacidade de armazenamento, permitindo os usuários fazê-los como arquivo online de documentos e/ou materiais importantes. Livrando os usuários de pendrives e outros meios de armazenamentos de arquivos, bem como: CD’s e disquetes. Objetos, hoje, já quase obsoletos do mundo digital.
Todo usuário para ter um caixa de correio eletrônico (e-mail), é necessário se criar um login (usuário)
Modelo de caixa de e-mail:


Download
Todo e qualquer arquivo retirado (copiado) da internet, seja ele: foto ou programa, estamos efetuando um download. Existem processos como esse que são muito grande e outros que são muito pequenos. Sempre que os downloads são grandes, aparece uma barra ou uma janela mostrando o percentual do programa baixado.

Barra:


Janela:


Existem downloads que demoram mais de 12h a serem efetuados. Os mais efetuados na “net” são os de: músicas, filmes, jogos, fotos e programas diversos.
Ainda existem programas que fazem com que os arquivos maiores sejam baixados com mais rapidez.
Existe um sério problema em fazer download, os vírus e hackers. Toda vez que for efetuar um processo de baixar algum tipo de arquivo, o usuário tem que estar seguro que seu computador tenha um anti-virus confiável.
Anti-virus é um programa de computador onde coloca o seu computado seguro de qualquer tipo de invasores.

Chat
O chat é um sistema de conversação online (conversa em tempo real), que beneficia a interação de pessoas de qualquer lugar do mundo em tempo real. Este recurso é muito utilizado como forma de passa-tempo, descontração e entretenimento.

Modelo de chat:

Existem duas formas de utilização desse serviço. Bate-papo em um webchat (programas que dispõe o serviço) ou em bate-papo (provedor que dispõe o serviço).


Arroba
O símbolo mais conhecido na era da informação é o @ (arroba). Mas o que é esse tal de @, que está em todos os endereços eletronicos (e-mail – endereço eletrônico)?
Vamos começar pelo início. Este simbolo está localizado no teclado alfanúmerico do seu computador na parte superior da tecla onde se encontra o númeral 2 (dois). O símbolo como vocês já conhecem, é a letra “a” manuescrita, acompanhado de uma quase circonferêcia. Vejam: @
É comum o arroba ser utilizados por jovens e internautas de todas as idades em chats e salas de bate papo como a letra “a”, porém, a utilidade deste é bem maior que de uma vogal. Exemplo: @mor, g@t@, @gata, @na, @lberto, @ngel e tantos outros que possa ser criados.
Na linguagem utilizada para criar programas de computadores, que são, bastante variadas o símbolo que já se tornou ícone de e-mails e até mesmo de terminais de acesso a internet, tem como principal razão de existir a separção entre o nome de usuário e domínio, na criação dos e-mails.
O nome de usuário, é o nome escolhido pela pessoa (internauta) que está criando o e-mail, e o dominio é o nome do site (página escolhida) que o internauta escolheu para ser seu provedor (fornecedor) de e-mail.
Todo e-mail tem um formato universal. Que é caracterizado da seguinte forma: usuario@dominio.com.br ou .org.br ou .net ou .fr. Estas siglas finais são de acordo com a competência dos orgãos e/ou fornecedores de espaços para hospedagens de e-mails.


Banner
O banner é o formato publicitário mais comum urilizado na internet. Usados em sites com espaços propagandistico. Embora saibamos que a internet é uma não mídia, todos os sites estão preparados para hospedar estas publicidades.
Estes banners são utilizados nos sites, a fim de, propiciar o maior número de visitantes através de seus lincks.
Linck, é uma ligação que permite o usuário a qualquer momento clicar com o mouse em cima de uma publicidade ou palavra em destaque e se direcionar a página de origem ou a página que informe sobre aquele requisito.
Os banners podem ser em formatos diferenciados. Cito: JPG e GIF (programas para elaboração de banners estáticos ou fotográficos) ou em programas de animação em Java, Shockwave ou Flash.
Esta publicidade é mostrada toda vez que uma página que os contenha seja aberta.

Modelo de banner:

Amando, vivendo e aprendendo.

A internet é um local onde se reúne pessoas de todas as clãs em busca de afinidades e de um possível relacionamento. É com este intuito que damos a dica a seguir.
Os idosos por terem uma vida debilitada ou até mesmo por cuidados determinados por eles, as ruas passam a ser um local de acesso somente para resolução de problemas pessoais e de passeios curtos. As paqueras e o conhecimento de novas pessoas se tornam quase impossível. Por este motivo decidimos ajudar a essas lindas figuras a se relacionar de um jeito bem moderno.

É simples e fácil. É só seguir os passos abaixo:

Como na figura acima click no botão começar. Agora é só esperar a página a seguir e preencher todos os dados cuidadosamente.



Todos os dados tem que ser devidamente preenchido, se não você não passará para a próxima etapa. Click em continuar e vamos preencher os dados restantes.


Observe que na imagem acima, do lado direito tem um marcador de percentual da quantidade de preenchimento do perfil. Após você clicar em salvar e continuar, você pode perceber que já existe quase 15% do seu perfil preenchido. Vamos lá, ainda falta um pouco para você ser o mais novo internauta a estar em um site de relacionamento.


Preencha cuidadosamente todos os seus dados, principalmente os que dizem respeito a quem você é, o que você busca e os dados que correspondem a o que você quer de fato.
Os perfis que tem preenchimento completo, são os mais vistos e os mais procurados. Claro que não é legal preencher alguns capos, a internet facilita mais também complica! Cuidado ao colocar renda, endereço e outras coisas que possam facilitar o fácil acesso das outras pessoas a sua vida particular.


Após preenchido todos os dados agora é hora de aguardar a aprovação. Click no botão enviar para a aprovação e aguarde o seu prfil ser aprovado.



Olha que legal!!! o Seu perfil foi enviado com sucesso e agora é a hora de você se mostrar com uma fotografia maravilhosa. Aquela que você guardou para uma ocasião impar. Vamos lá?


Agora click no botão procurar, após clicar aparecerá uma janela na pasta "meus documentos" do seu computador. Procure a pasta que você guarda as suas fotos, selecione a foto e click no botão abrir. Tudo isso, você fará na janela que abriu quando você clicou no botão procurar. Fazendo isso, click no botão enviar para aprovação, como mostra a figura acima.


Pronto, após ter feito todo esse esforço que com certeza e essas dicas foi super fácil, é só aguardar o perfil ser aprovado e se divertir a beça. E olha, gatinhos(as) é o que não faltam!

1 Comment:

Star Fashion - Personal Style said...

Amiga, você está abalando neste blog, parabéns! Até ensinando aos velhinhos "caçar" na net, ótimo isso! Vou colocar minha vô para lê essa materia...
...espero que depois da leitura ela aprenda e fique mais calma. kakakaka
Um beijo minha jornalista predileta.
Elmo Bastos