segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Outras Gerações


  • Primeira Geração - computadores baseados em tecnologia de VÁLVULA

Datam de 1951 a 1959; Utilizavam cerca de 20000 válvulas; Quebravam após algum tempo de uso contínuo; Utilizavam linguagem de máquina; Não eram muito confiáveis pois como queimavam com freqüência, não se podia confiar nos resultados finais; Consumiam muita energia; Eram ENORMES; Exemplos: MARK I, ENIAC, EDVAC I,UNIVAC I, IBM 650

  • Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por transístores, o que diminiu em muito tamanho do hardware. A tecnologia de circuitos impressos também foi criada, assim evitando que os fios e cabos elétricos ficassem espalhados por todo lugar. É possível dividir os computadores desta geração em duas grandes categorias: supercomputadores e mini-computadores.Exemplos de computador da segunda geração é o da IBM que chegou a comercializar cerca de 650 de médio porte.

  • A terceira geração trouxe mais novidades Estes podem armazenar milhões de números. Nesta época surgem conceitos como memória virtual, multiprogramação e sistemas operacionais complexos. Exemplos desta época são o IBM 360 e o BURROUGHS B-3500. Em 1960 existiam cerca de 5.000 computadores nos EUA. É desta época o termo software. Em 1964, a CSC, Computer Sciences Corporation, criada em 1959 com um capital de 100 dólares, tornou-se a primeira companhia de software com ações negociadas em bolsa. O primeiro minicomputador comercial surgiu em 1965. O teclado com 83 teclas, 10 das quais correspondentes a funções pré programadas, dispunha de caracteres acentuados (português). Possuía ainda saída para impressora.

  • A quarta geração tem como principal característica o surgimento do processamento distribuído, o disco ótico e a grande difusão do microcomputador, que passou a ser utilizado para processamento de texto, cálculos auxiliados. Utilizava ainda monitores CGA em alguns raros modelos estes monitores eram coloridos mas a grande maioria era verde, laranja ou cinza. Em 1989, houve uma melhora sensível na velocidade devido o advento da memória de 72 pinos, muito mais rápida que sua antepassada de 30 pinos e das placas duas vezes mais velozes que as outras placas.

0 Comments: